domingo, 15 de novembro de 2009

Atividade Educacional - FCTEWEB

CONHECENDO MELHOR MINHA CIDADE...


TEMA CENTRAL DA ATIVIDADE:

Estudo sobre o município de Duque de Caxias - RJ


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

O projeto visa aprofundar e desenvolver o conhecimento dos alunos participantes sobre o município de Duque de Caxias. Analisando seu processo histórico de formação desde a época colonial, sua hidrografia e importância no ciclo do ouro Brasileiro. O relevo, a atual posição socioeconômica no panorama nacional e os problemas diversos existentes. Agregar as informações de diversas áreas do conhecimento, baseando-se no conceito de interdisciplinaridade e transdisciplinariedade, utilizando os recursos da WEB 2.0 como ferramentas para produção e desenvolvimento dos conteúdos.


SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIES ENVOLVIDAS

Estudantes do Ensino Médio da Fundação Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC)


FERRAMENTAS WEB 2.0 QUE SERÃO UTILIZADAS

Wikipédia, Twitter, Google docs, YouTube, Picassa, Blogger e a Plataforma Moddle.


METODOLOGIA DE APLICAÇÃO

O conteúdo final desenvolvido deverá ser compartilhado via wikipédia, editando e enriquecendo o atual artigo sobre o município de Duque de Caxias contido no site. Também será produzido um documentário sobre os conteúdos pesquisados. Para tais tarefas, deverão ser realizados em conjunto com todos os professores das diversas áreas, estudos profundos sobre os contextos históricos, geográficos, biológicos e sociais da cidade.

1ª Atividade:

O projeto iniciará com a pesquisa da história do município desde seu processo de formação, contando com o auxilio dos departamentos de História das Universidades do Município (Unigranrio e FEUDUC) e os centros de Estudos da História da Baixada espalhados na região, fazendo menção as construções antigas da cidade tombadas como patrimônio histórico Nacional.

1ª Construção: Antiga Fazenda São Bento – A mais antiga fazenda do município – Cujas construções estão localizadas ao lado da Escola.



Antiga Igreja do Pilar: Localizada na Estrada Velha do Pilar, foi construída em 1720, próximo ao canal do Rio Iguaçu, usado para escoamento da produção do ouro para o império. Naquela época, a presença das instituições religiosas, numa determinada região, demonstrava a importância que aquele território representava para o rei e para o papa. Utilizado por D. Pedro I, o Porto do Pilar foi um importante centro de desembarque quando o imperador vinha do Centro do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara até Minas Gerais, onde fiscalizava a extração de ouro.

As atividades serão coordenadas pelos professores da área de História, e como monitores, os docentes da área de Língua Portuguesa. Será desenvolvido, ao final da pesquisa, um trabalho escrito descrevendo todo o contexto histórico do município. Fotos antigas e matérias audiovisuais serão coletados e disponibilizados via web através do Álbum virtual Picasa e no site YouTube.



2ª Atividade


Após o contexto histórico, será proposto um estudo do atual cenário geográfico e biológico da região, analisando o relevo, a vegetação e a hidrografia do município, focando nas grandes mudanças ocorridas no espaço; como fatores de erosão, poluição e desmatamento, sempre fazendo analogia ao contexto histórico já estudado. Pequenos vídeos mostrando os problemas deverão ser produzidos. Docentes das áreas de geografia e biologia ficariam encarregadas desse processo.


3ª Atividade

Com o estudo histórico, geográfico e biológico da região, os processos sociais, políticos e culturais deverão ser examinados. Pontos como a favelização, IDH, urbanização, saneamento, meio ambiente e saúde serão discutidos. Nessa etapa, políticos da região, sociólogos e outros especialistas deverão ser entrevistados a fim de debaterem essas questões. Projetos sociais, reflexões sobre gestão pública e projetos auto-sustentáveis deverão ser desenvolvidos e encaminhados à prefeitura como propostas de melhoria do município.


Dentro das três atividades, os professores da área de matemática trabalharão em conjunto com os alunos, tratando todas as informações colhidas e transformando-as em dados estatísticos. Gráficos serão montados e prognósticos sobre aumento de criminalidade, e questões sociais serão expostos no Colégio. Já os da Língua portuguesa, orientarão e desenvolverão com os alunos os artigos (dissertações, narrativas...) propostos durante as tarefas embasados nos dados coletados. Pequenas matérias em textos jornalísticos serão postadas com peridiocidade semanal no blogger do projeto. O professor de Informática atuará como tutor de todas as atividades propostas, enriquecendo todos os trabalhos com as tecnologias disponíveis.

Para integração entre os participantes no desenvolvimento das atividades, será utilizada a plataforma moodle. Recursos como chat, fórum, trabalhos, wiki, pesquisas de opinião, dentre outros, poderão ser explorados durante as atividades. Cada artigo produzido ou em desenvolvimento, será compartilhado no Google docs, propondo sempre a construção colaborativa. O serviço de microblog, o twitter, servirá como ferramenta de relacionamento entre os participantes. Todos os materiais áudios-visuais serão disponibilizados na web através do álbum virtual Picasa e no YouTube. Ao longo dos processos, os serviços de mapas on-line disponíveis na internet e em smartfones, como o Google Maps, Mapa Link e Apontador, deverão ser alimentados com os registros fotográficos antigos e atuais da cidade.

Após concluídos todos os levantamentos, serão produzidos dois grandes materiais: 1- O documento final englobando todo o conteúdo pesquisado. 2- Os Vídeos e entrevistas serão editados, e ao final um documentário da cidade deverá ser construído. Deverão participar da atividade todos os alunos e professores envolvidos.


FORMA DE AVALIAÇÃO

Por se tratar de um trabalho coletivo e muito abrangente, caberá ao professor analisar o envolvimento de cada na construção das tarefas. Se dará de forma continuada, ou seja, constante. Além da observação constante, fichas de avaliação, jogos em grupo e auto-avaliação poderão ser utilizados como recurso.


CRONOGRAMA

Devido a grande gama de trabalhos, cada atividade central terá como prazo de conclusão 2 meses. Sendo acrescido de 1 mês para a revisão geral do material produzido. Total de 7 meses.


MATERIAL DE APOIO: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, SITES DA INTERNET, ETC.

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/avaliacao-continua.htm

http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/

http://www.cmdc.rj.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Duque_de_Caxias

http://albertomarques.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Sarapu%C3%AD

http://www.feuduc.edu.br/

http://fotografando.spaceblog.com.br/


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